Instagram
Facebook
YouTube

Com apoio da Prefeitura, finais de campeonatos de bairros agitam o fim de semana


18 de dezembro de 2023, 09:18

O último domingo (17) foi marcado pelas partidas finais de três campeonatos de futebol de ligas de bairro Alagoinhas. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) a Copa dos Veteranos da Rua do Catu, o Campeonato de Alagoinhas Velha e o Campeonato do Miguel Velho encerraram suas edições de 2023.

O Super Sexta foi o campeão da 10ª Copa dos Veteranos depois de derrotar o Asata de Aramari por 3 x 0. Desde o mês de setembro, doze times disputaram o campeonato para jogadores com mais de 40 anos. Nino, de 43 anos, já foi jogador de futebol profissional e participa pela segunda vez da copa. Ele conta que “é muito bom ter um torneio para essa faixa etária. Todos estão nivelados, sem vantagem em relação à idade. Mostra que ainda estamos em forma e é uma maneira de cada um se cuidar”.

Normando Santana, conhecido como Pingo, é o presidente da Liga São Mateus, que organiza a Copa dos Veteranos e destacou a alegria de promover o campeonato: “Estamos muito satisfeitos, especialmente porque esse evento gera emprego e renda para o povo; tem a venda de cerveja, do churrasco, além de ser um lazer para a comunidade todos os domingos. E pudemos contar com o apoio total da Prefeitura. Vai terminar o campeonato e o pessoal vai ficar com saudade.”

Já no Campeonato de Alagoinhas Velha, o Novo Ipiranga ganhou do Cruzeiro na partida final, também por um placar de 3 x 0. Durante quase quatro meses, 10 times disputaram o título. Na edição deste ano, o nome do troféu foi Joaquim Belarmino Neto, numa homenagem ao prefeito de Alagoinhas por seu comprometimento com o esporte amador da cidade.

Organizador do campeonato, o presidente da Associação Esportiva Educacional de Alagoinhas Velha, Edson, falou da importância da competição, ao promover inclusão social, incentivar o esporte na adolescência e apoiar pessoas que estejam recuperados da dependência química. Ele conta que a cada três cartões amarelos, os clube doam um quilo de feijão. Esse ano, eles vão distribuir 120 quilos de feijão. “O campeonato traz lazer para o  bairro. As pessoas saem de casa, se comunicam,  se divertem. Então, o esporte é fantástico e que bom que nós temos o prefeito mais esportista do Brasil”, reconhece Edson.

E foi com o mesmo de placar, de 3 x 0, que o Olaria derrotou o Jorro e foi o vencedor do Campeonato de Miguel Velho, competição da qual, desde outubro, oito times participaram. Francisco Luiz dos Santos, presidente da Liga do Miguel Velho também citou o impacto positivo da evento para a comunidade: “É importante para gerar uma renda para aquelas pessoas que mais necessitam. Em nossa comunidade tem muitas pessoas carentes, que aproveitam para vender um pastel, uma cervejinha, churrasquinho. Então já ajuda muito. A gente faz esse campeonato por causa da necessidade e também para dar uma movimentação maior na comunidade.”

A SECET ofereceu total suporte aos campeonatos, tanto na estrutura, medalhas, troféus e premiações em dinheiro para primeiro, segundo e terceiro lugar, além de artilheiro, melhor goleiro e atleta revelação, categorias de premiação estabelecidas por cada torneio.

 

Fotos: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo