Com estrutura invejável, Prefeitura de Alagoinhas inaugura Centro de Ensino Profissionalizante da Assistência Social (CEPAS); vagas abertas para os primeiros cursos até amanhã (28)

27 de maio de 2024, 13:48

Em uma cerimônia marcada por entusiasmo e expectativas, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), inaugurou o Centro de Ensino Profissionalizante da Assistência Social (CEPAS). Este centro surge como uma conquista significativa para a comunidade, proporcionando estrutura completa para a oferta de cursos profissionalizantes que garantem a dignidade e a autonomia das pessoas em vulnerabilidade social.

O CEPAS está localizado no Centro Integrado de Assistência Social (CIAS) e é equipado com instalações modernas, materiais adequados para a prática dos cursos e conta com equipes de profissionais qualificados, com foco direcionado para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. As inscrições para os cursos estão abertas até amanhã, dia 28. O interessado deverá levar ao CIAS, dentro do horário comercial, CPF, RG, comprovante de endereço e NIS. Terão direito às vagas, pessoas maiores de 18 anos, que sejam Beneficiários do Programa Bolsa Família.

A iniciativa conta com recursos provenientes de uma emenda da vereadora Juci Cardoso no valor de 70 mil reais, somados aos 120 mil reais de recursos próprios da Prefeitura. Com a disponibilidade de 120 vagas para manicure e pedicure e 60 vagas para corte e costura na primeira fase, o CEPAS oferecerá turmas tanto no turno vespertino, quanto matutino durante toda a semana. Os cursos terão duração de 60 horas para manicure e pedicure, além do de customização de roupas; e 160 horas para corte e costura, abrangendo aulas teóricas e práticas.

O Secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, expressou sua satisfação com a efetiva instalação do CEPAS, ressaltando que, embora documentalmente existisse desde 2022, fisicamente agora é uma realidade. “O CEPAS se torna um espaço fixo para os cursos profissionalizantes, fortalecendo a oferta de capacitação técnica e qualificação para o mercado de trabalho. Este novo espaço não só atende às demandas por capacitação profissional, mas também continuará a promover oficinas de geração de renda, complementando as oportunidades de aprendizado oferecidas”.

Ainda de acordo com Rui, “o CEPAS representa mais um passo concreto no cumprimento das metas do Plano Plurianual (PPA) da Secretaria de Assistência Social, contribuindo para a autonomia e independência das mulheres e de todos que buscam aprimorar suas habilidades e se inserir no mercado de trabalho”.

Além da equipe da SEMAS em peso, a inauguração contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, da deputada estadual Ludmilla Fiscina, do secretário de Comunicação Márcio da Linha Verde e do vereador Márcio da Cavada. A vereadora Juci, por conta de um compromisso anterior, estava representada.

“É com imensa satisfação que celebramos a inauguração do Centro de Ensino Profissionalizante da Assistência Social (CEPAS) em Alagoinhas. Este marco representa um avanço significativo em nossa missão de promover o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade”, considero o prefeito Joaquim Neto, ressaltando que o CEPAS não é apenas uma estrutura física, mas sim um espaço de oportunidades e transformação para nossos cidadãos. “A capacitação profissional é essencial para impulsionar carreiras, gerar empregos e fortalecer nossa economia local. Ao oferecermos estes cursos, estamos investindo no potencial de nossos munícipes e contribuindo para a construção de um futuro mais próspero e inclusivo”, concluiu.

Com bastante entusiasmo, a deputada Ludmilla comemorou a inauguração do Centro Profissionalizante, sonho antigo que se concretiza em um espaço acolhedor e muito bem equipado. “Este centro é mais do que um espaço de aprendizado, é um lugar de esperança e oportunidades. Estou confiante de que o CEPAS será um catalisador de mudanças positivas em Alagoinhas, capacitando nossos cidadãos para alcançarem seus sonhos e construírem um futuro brilhante para si mesmos e para nossa cidade. Que este novo capítulo que se inicia com a inauguração do Centro Profissionalizante seja o primeiro de muitos sucessos e realizações para nossa comunidade. Juntos, podemos construir um futuro melhor e mais próspero para todos. Parabéns a Alagoinhas e a todos os envolvidos nessa conquista!”

Confira detalhes dos cursos:

CURSO PEQUENOS REPAROS E CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS.
– Carga horária: 60hs.
– Duração do curso: 02 meses
– Vagas: 15 vagas por turma ( 30 vagas no total)
02 turmas
Turmas:
1ª turma: quinta e sexta pela manhã (08:00hs às 12:00hs)
2ª turma: quinta e sexta à tarde (13:00hs às 17:00hs).

MANICURE E PEDICURE
Carga horária: 80hs.
– Duração do curso: 02 meses e 15 dias (10 semanas)
Vagas: 30 vagas por turma ( 120 vagas no total)
04 turmas
Turmas:
1ª turma: segunda e quarta pela manhã (08:00hs às 12:00hs)
2º turma: segunda e quarta à tarc2 (13:00hs às 17:00hs)
3º turma: terça e quinta pela manhã (08:00 hs às 12:00hs)
4º turma: terça e quinta à tarde (13:00 às 17:00hs)

CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA DE CORTE E COSTURA
– Carga horária: 160hs
– Vagas: 15 por turma (30 vagas no total).
– 02 Turmas
– Período do curso: 05 meses
Turmas:
1ª turma: segunda, terça e quarta-feira (08:00 hs às 12:00hs)
2ª turma: segunda, terça e quarta-feira (13:00 às 17:00hs)

Fotos: Roberto Fonseca