Estudantes da rede municipal de Alagoinhas ganham biblioteca lúdica com 850 livros

4 de junho de 2024, 15:22

No dia 11 de junho (terça-feira), o projeto Biblioteca Futuro chega ao município de Alagoinhas. O novo espaço lúdico com acervo de 850 livros será inaugurado na Escola Municipal Irene Andrade de Assis, ampliando o acesso à leitura para os 632 estudantes da instituição, com idades entre 4 e 14 anos, matriculados no Ensino Infantil e Fundamental I e II. O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com o patrocínio da Ardagh Metal Packaging (AMP), via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O projeto Biblioteca Futuro convida alunos e educadores a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de livros que abordam temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta. Com paredes decoradas e informativas, o Biblioteca Futuro tem como mascote o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico.

“Todos nós, professores, alunos e pais, estamos aguardando com ansiedade o novo espaço de leitura. Esperamos que essa biblioteca execute uma de suas funções primordiais, que é a democratização do acesso à leitura bem como a preservação da informação e do conhecimento. Que venha também despertar o gosto pela leitura em nossos alunos, que sempre buscam novidades. O espaço vai estar colorido, bem decorado e se tornará mais uma atração para os nossos alunos”, comemora Clyvia Valverde Jatobá, diretora da Escola Municipal Irene Andrade de Assis.

“Buscamos com esse projeto sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões”, diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.

Para a diretora de sustentabilidade da AMP no Brasil, Elisângela Matos, a inauguração da biblioteca reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a educação ambiental de crianças e adolescentes, retornando assim valor à comunidade de Alagoinhas.

“É mais um passo em favor do desenvolvimento educacional de crianças e jovens do município, com o propósito de construir um futuro mais sustentável por meio da conscientização ambiental e o estímulo ao conhecimento e à leitura sobre reciclagem, preservação de recursos naturais e práticas sustentáveis. É uma aposta nessas crianças e no que elas podem contribuir futuramente para tornar o planeta melhor, mais verde e mais próspero”, destaca Elisângela.

Biblioteca Futuro

Assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro tem a proposta de implantar espaços lúdicos de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, jogos pedagógicos e instrumentos científicos. As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz o acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca. O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e Sistema solar.